Como atrair mais clientes para seu e-commerce

atrair e vender ecommerce

A sua loja está no ar, atualizada constantemente, com integração nas redes sociais, seguindo os protocolos de e-commerce nacional e seus índices na internet não são nada impressionantes. O que falta fazer para atrair mais clientes e fazer a sua loja crescer? Listamos aqui alguns pontos que podem ser úteis nessa trajetória.

Depois de atender a todos os principais requisitos, oferecendo produtos diferenciados e de qualidade, é preciso disponibilizar condições diferentes para atrair mais clientes.

AÇÕES DE MARKETING

As ações de marketing, vendas e de relacionamento precisam ser intensificadas. Não se esqueça, as ações somente iniciam o processo de atendimento, ela deve ser concluída por uma equipe treinada  para garantir a experiência positiva e o encantamento de seu cliente. Veja se já atende os requisitos abaixo:

  • Responsividade. Sua loja on-line deve ser atrativa e simples de navegar, atendendo bem ao formato responsivo;
  • Otimização e SEO. Seu site deve possuir um conjunto de técnicas de busca adequada e uso de tags e palavras chave.
  • Avaliação de Métricas. Inclua um gerenciador de resultados, google analytics, google meu negócio e outras metodologias para avaliar constantemente os resultados de seu site nas redes sociais, na busca orgânica ou na taxa de rejeição para compreender os caminhos e comportamentos de seus clientes.
  • Modalidades de frete, entrega e pagamento. Se possui poucas opções de pagamento e entrega, amplie sua entrega incluindo mais modalidades. Faça parcerias estratégicas de logística como a que oferecemos na Intermail e amplie os métodos de pagamento on-line. Na pandemia, oferecer a retirada ou delivery pode ajudar muito sua loja.
  • Redes Sociais. Para gerar mais tráfego no seu e-commerce, é recomendável que você invista em serviços ou ações que propaguem as vantagens da sua loja, invista nas redes sociais e acompanhe os resultados.

Se sua loja atende aos requisitos acima, até o final do post te ajudaremos a entender mais pontos de atenção para alavancar seus resultados e atrair mais clientes.

CATEGORIAS DE PRODUTOS

Criar uma categoria de produtos é um jeito de impactar os resultados de forma amplamente positiva e ainda deixa o seu e-commerce mais organizado. A categorização permite que os usuários encontrem de maneira rápida os itens que estão procurando. Categorizar diminui a taxa de rejeição de seu site e te ajuda na otimização para os mecanismos de busca.

  • Nomeação dos produtos. Nomes de fácil entendimento ajudam o usuário a se localizar mais rapidamente. Se atente aqui para a forma como seu cliente busca seu produto e não necessariamente ao nome comercial ou o nome de seu produto originalmente. Inclua na sua pesquisa a busca de informação por variedade de expressões para um mesmo item e objetividade à busca.
  • Concorrência. Como os seus concorrentes categorizam produtos similares? Ao responder essa pergunta você consegue encontrar um caminho para entender ao padrão de mercado, o que te ajuda a entender o comportamento de seu público. Nesta análise aproveite e defina os pontos fracos e fortes para realizar melhorias e se destacar.
  • Mapeamento. Como compreender a maneira que os usuários buscam seu produto? Utilizando ferramentas como o Google Trends, por exemplo, você obtém o embasamento necessário para definir a suas categorias. Aqui é interessante se colocar no lugar do usuário e fazer um teste com quem você tem por perto para entender a jornada de compra e busca de seus potencial cliente.
  • Busca Orgânica. Preste atenção se as categorias que criou respeitam as diretrizes do Google ou de outros buscadores. Não descarte a busca por profissionais qualificados para te ajudar. Se atende a nomenclaturas de menus e o palavras-chave. Toda a estruturação aqui deve ter por base o posicionamento orgânico. Não deixe de incluir descrições detalhadas de suas categorias.
  • Filtros e buscadores. Se as categorias ficaram muito extensas, defina filtros e inclua buscadores no seu site por conteúdo, título, descrição e afins. Filtros e busca por localização, preço, promoções, ofertas, novidades, tendencias, tamanho, cor, marcas, mais populares, etc., não só facilitam a vida de seu usuário como permitem que ele compare as opções disponíveis. Aqui você notará que precisa ter variedade de produtos, cores, fornecedores, modelos, etc., tornando sua busca mais rica ao usuário.
  • Subcategorias. Não se esqueça de criar subcategorias, quanto mais detalhado o seu site, mais assertiva é a análise do comportamento de compra. Saber que seus clientes buscam por camisa social branca feminina tamanho M de marca é mais assertivo do que apenas saber se buscam camisas.

DICAS INFALÍVEIS PARA ATRAIR MAIS TRÁFEGO

Para gerar mais tráfego no seu e-commerce é recomendável que você invista em serviços ou ações que propaguem as vantagens da sua loja e amplie a divulgação de seus produtos mais atrativos. Se cumpriu com os requisitos acima, já sabe quais produtos se destacam na sua busca e na de sua concorrência, agora deve promover uma experiência personalizada e para isso invista nestes recursos:

  • E-mail marketing. Um e-mail marketing direcionado, bem redigido e criativo pode te surpreender em resultados. Defina seu objetivo. Faça testes de público A/B. Utilize diferentes abordagens. Para cada momento de contato de seu cliente: “Sentimos sua falta”, “Itens de sua lista de desejos em promoção”, “Oferta exclusiva para finalizar sua compra”, “CUPOM para primeira compra”, etc. Lembre-se que é preciso atender aos requisitos de LGPD, pedindo ao seu cliente que autorize o recebimento de promoções e também tenha uma lista de e-mail válido dos clientes, oferecendo vantagens para atualização, algum conteúdo grátis ou desconto. Só tome cuidado com a freqüência de envios e também com a diversificação do conteúdo. Ofereça mais do que apenas a venda de produtos. Faça-o retornar ao seu site para se distrair no blog.
  • SEO e busca orgânica. Reforçamos aqui a utilização de palavras-chave  adequadas melhora o posicionamento. Você também pode investir em anúncios dentro do Google, estes sempre estarão no topo da página e levarão o cliente até sua loja. Faça um google meu negócio. Também se inclua nas páginas parceiras, na indicação de influenciadores digitais, promova artigos em páginas assemelhadas ao seu conteúdo de venda e capriche na apresentação de sua marca.
  • Marketing escassez. Faça promoções Relâmpago, Inauguração, ou seja, com prazo bastante curto para acabar. A sensação de urgência traz uma percepção de entrega de vantagens, de oportunidade. Para tal, dê ênfase aos prazos das promoções, reforçando limite de estoque, quantidade limitada, produtos acabando.  Use avisos como: “até o final do estoque”, “limite de x itens”, “está acabando”.  Inclua um cronômetro e tenha ainda mais eficiência nesta ação.
  • Redes Sociais. Não faltam opções, mas onde seu público está? Após responder essa pergunta se dirija a rede que mais envolve o seu público. O que publicar? Além de conteúdo de seu blog ou algo criado para gerar leads, humanize suas redes sociais. Se posicione como autoridade: por meio de vídeo aulas, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto. Acompanhe e responda os comentários e feedbacks recebidos e feitos por seus visitantes e se lembre de manter uma boa reputação nos comentários positivos e negativos.
OFEREÇA MAIS
  • Ofertas exclusivas e grupos. Ofereça uma atenção diferenciada a grupos de consumidores. Grupos exclusivos no Telegram e whatsapp, fazem este público se sentir exclusivo e diferenciado. Fica atrativo aqui por ser um grupo selecionado e especial. Um programa de fidelidade também pode ser uma ótima ideia para atrair visitas e compras constantes na sua loja, induzindo-os a compra e visando a uma premiação final.
  • Conteúdo. Produtos diferenciados que não são seu produto principal são valiosos para gerar palavras-chave de busca, captar leads e agregar valor ao seu negócio. Inclua nestes produtos produções de materiais exclusivos, como e-books e tabelas. Outras opções são bate papo com a influenciadora, um evento digital nas redes sociais. Conteúdos que possuam relação com seu negócio, podem gerar vendas indiretas. Pense em gerar credibilidade, reforço de marca e alavancar indicações.
  • Cupons e descontos. Se seu público valoriza este benefício, aproveite e seja criativo.  Faça parcerias para oferecer descontos, cupons em sua loja ou na de parceiros. Use e abuse das redes e das dicas acima e sucesso!!!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem possa se interessar!

Temos conteúdo exclusivo também em downloads.

Deixe um comentário