Como otimizar as vendas de sua loja virtual no natal

Enquanto o comércio tradicional vem sofrendo com o impacto de queda de vendas, os consumidores vem trocando compras físicas por on-line, seja pela variedade de produtos, experiência, valores mais atrativos, atendimento personalizado ou mesmo a simples garantia de troca facilitada ou entrega com frete grátis.

Dados antigos de 2017 já apontavam que 40% dos consumidores iriam migrar e realizar as compras pela internet, sendo os marketplaces os endereços favoritos para as compras (segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e a cada ano estas estatísticas se comprovam.

 

COMO OTILIZAR AS VENDAS NA PRÁTICA

Para otimizar as vendas em sua loja virtual já descrevemos aqui no BLOG DA INTERMAIL muitas dicas, mas especificamente para o NATAL, seguem estas:

  1. Invista em imagens de qualidade e com grande apelo visual: uma imagem sedutora e muitas vezes criativa é um fator determinante para que o cliente finalize a compra ou não, portanto, é de suma importância que ao vender pela internet, você ofereça uma boa experiência visual ao seu usuário. Isso inclui ter mais de uma fotografia por produtos e explorar diferentes ângulos da peça;
  2. Melhore os títulos dos produtos e se possível faça testes para saber qual é o mais atrativo: estruturar o título do seu produto de maneira otimizada, utilizando palavras que geralmente são buscadas por consumidores que desejam comprar suas peças. Invista tempo e muita criatividade para elaborar títulos que além de atrair clientes com grande potencial de compra, podem ajudar a indexar melhor no Google e atrair usuários orgânicos;
  3. Capriche na descrição dos produtos: descreva de maneira detalhada com o máximo de informações possíveis a cerca da peça, desde o material utilizado na fabricação até as indicações para uso e todas as características principais que a tela não permite mostrar. GRANDE DICA: NÃO utilize conteúdo duplicado pois essa é uma prática reconhecida e bloqueada pelo indexador do Google;
  4. Invista em grandes canais e diversifique: Ter uma loja virtual própria e atrativa é ótimo, mas diversifique a divulgação, principalmente no NATAL em outros canais e assim utilizar a reputação e o público que outros canais oferecem, como é o caso dos marketplaces. Juntos, esses shoppings virtuais concentram a maior quantidade de vendas online do país. Invista nos grandes canais;
  5. Garanta estoque para o final de ano e aumente a equipe de atendimento nesse período: neste fim de ano tenha bastante cuidado ao manusear o estoque, tenha estoque e se atente também que muitos produtos armazenados representam fluxo de caixa retido — o que significa menos dinheiro disponível. Antes de preparar o estoque, então, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades dos clientes e, dessa forma, preparar-se de forma eficaz e tenha uma equipe para oferecer o atendimento na venda e no pós venda;
  6. Tenha organizada a sua relação de devolução, troca e atendimento pós venda: Se atente à legislação e reforce sua política no site. Aqui é o momento de causar a melhor impressão para continuar vendendo durante o ano. Leia nossas dicas neste artigo da Intermail;
  7. Tenha variedade de embalagens e enfeites para incremento de suas vendas nesta época: pode ser simples, mas é um diferencial adicionar cartões e boas embalagens de presente;
  8. Faça parcerias para entregas, logística reversa e devoluções com a Intermail: nós oferecemos grande suporte, inlusive administrando entregas, estoque e oferecemos posições de armazenagem enxuta;
  9. Invista em promoção: seja ela promoção paga, em canais diferentes, com o uso de e-mail marketing , uso de redes sociais ou diretamente pelo WhatsApp;
  10. Personalize a sua promoção: utilize conteúdo e design temático nas suas ações de marketing digital, como landing pages personalizadas e layout de campanhas natalinas, pode ser um grande diferencial que você precisa para atrair a atenção dos consumidores para os seus produtos e/ou serviços.

Gostou das dicas: Fale com a Intermail e saiba como aplicar estas e outras vantagens em sua loja virtual.

Leave a comment