Planejamento e logística para e-commerce

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ENTENDA Como funciona a logística no e-commerce

O planejamento da logística no e-commerce visa identificar e entender todas as variáveis envolvidas no transporte e armazenamento de mercadorias. Inclui também a busca de alternativas para controlar estas variáveis, de modo a prever custos para suas atividades de entrega como manuseio, transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias, tendo impacto direto na satisfação do cliente, que possui altas expectativas e não suporta atrasos.

Garantir uma experiência de compra voltada para a satisfação dos clientes é um ponto fundamental para o comércio eletrônico, uma vez que, para 89% dos participantes de uma pesquisauma experiência positiva de compra online é tão importante quanto bons preços.

Compreender esses aspectos é essencial para entender como melhorar a logística de uma empresa.

papel da logística no e-commerce

A logística no e-commerce é dividida em diferentes etapas:

  • Recebimento e conferência da mercadoria;
  • Armazenamento com a devida identificação;
  • Reposição de estoque;
  • Separação dos pedidos;
  • Preparação do produto (conferência, embalagem e etiquetagem);
  • Envio para a transporte;
  • Rastreamento de pedidos enviados;
  • Controle de entrega.

Ainda no funcionamento da logística no e-commerce, podemos incluir embalagem, manuseio e também administração de fornecedores e parceiros logísticos.

GeRENCIAMENTO de estoque

Sempre monitorar o nível de estoque, avaliar a demanda e saber o momento exato de fazer novos pedidos aos fornecedores é um dos pontos principais na gestão de estoque. Manter produtos em estoque desnecessariamente, além de aumentar os custos de armazenamento, também compromete o espaço do galpão que poderia ser ocupado por outras mercadorias e aumenta as chances de ocorrerem avarias nos produtos.

Trabalhar com quantidades muito pequenas também pode trazer o risco de o e-commerce não conseguir atender a demanda, gerando a indisponibilidade de produtos, o que faz perder vendas e prejudica a imagem da empresa.

Uma boa gestão de estoque traz benefícios como: Redução de custos de armazenamento; Otimização do uso do espaço do armazém; Evita indisponibilidade de produtos; Oferece uma visão sistêmica do processo para a rápida tomada de decisão.

Uma possibilidade de otimizar a gestão de estoque é fazer uso de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS). Esse sistema se integra a cadeia de suprimentos e tem como objetivo gerenciar e automatizar todos os processos logísticos que ocorre em um armazém. Conte com a Intermail para desenvolver ou oferecer uma solução personalizada para a sua logística.

custos logísticos

Gerenciar todos os gastos necessários para manter o funcionamento de um empreendimento é primordial, pois essas despesas exercem grande impacto sobre o faturamento de qualquer empresa, chegando a consumir cerca de 12,37% de sua receita.

Dentre os principais benefícios que uma boa gestão de custos logísticos pode proporcionar a um e-commerce estão:

  • Redução de custos;
  • Aumento da lucratividade;
  • Maior produtividade;
  • Possibilidade de investimento em outros setores;
  • Maior competitividade em relação aos concorrentes.

Gestão de transporte

Essa gestão de transporte é responsável pelos maiores custos do setor e pode ser dividida com seu parceiro logístico. Seja para transportar produtos de um centro de distribuição para uma loja física ou diretamente para o consumidor final, esse transporte precisa ser feito com a máxima qualidade.

Fazem parte desta etapa do planejamento atividades como:

  • Roteirização de entregas;
  • Cálculo do custo de entrega;
  • Negociação com parceiros de entrega;
  • Automatização de transporte.

Fazer uso de um sistema de gerenciamento de transporte (TMS) pode contribuir muito nesta etapa, mas também pode ser descartado no caso de seu parceiro já te oferecer uma solução integrada, como na Intermail. Foque em qualidade e produtividade em todo o processo de sua distribuição.

indicadores de desempenho

Conhecidos como KPIs, são eles que irão te ajudar a acompanhar e avaliar os resultados de seu planejamento.

Com essas métricas é possível medir e avaliar, de forma objetiva, o desempenho dos processos mais importantes na logística de uma empresa. Essa análise permite identificar os pontos que necessitam de melhorias, possibilitando intervenções pontuais, diretamente na origem do problema.

Alguns dos KPIs mais importantes a serem acompanhados em um e-commerce são:

  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Número de visitantes no site;
  • Número de vendas.

logística para e-commerce COM A INTERMAIL

Devidos as peculiaridades da logística para e-commerce é sempre bom poder contar com um suporte especializado, capaz de auxiliar no planejamento de pontos como esse e tantos outros. A Intermail tem expertise e pode te ajudar do início ao fim do seu processo de entrega.

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